A Academia de Polícia Civil do Estado de Rondônia, “Delegado Luiz Glaysman Alves de Oliveira” (ACADEPOL) foi criada em 27 de agosto de 1976 com a honrosa missão de formar tecnicamente policiais valorosos com ideais de Justiça, Paz e Proteção.

Desde a aula inaugural os futuros profissionais de segurança aprendem rigorosa obediência à Constituição, às leis e regulamentos do país. Prometem desempenhar suas funções com lealdade e exação, com desempenho e correção, com dignidade e honestidade e passam a considerar como inerente à carreira que escolheram a reputação e honrabilidade próprias à instituição Polícia Civil.

Na manhã do dia 18 de fevereiro de 2013 a ACADEPOL deu início a mais um Curso Técnico-Profissional de Médico Legista da Policia civil com a primeira aula sendo ministrada pela Médica Legista Polyana Vargas Teixeira, diretora do Instituto Médico Legal.

A solenidade de abertura do curso ocorreu no auditório do Corpo de Bombeiros Militar na Av. Campos Sales, nº3254, Olaria em Porto Velho e contou com a presença de Marco Antônio Faria, Secretário Chefe da Casa Civil, representando o Governo do Estado de Rondônia, Dr. Marcelo Nascimento Bessa, Secretário de Segurança, Dr. Antônio Carlos dos Reis, Secretário adjunto da SESDEC, Dr. Pedro Roberto Gemignani Mancebo, Diretor Geral da Polícia Civil, Dr. Osmar Luiz Casa, Diretor Executivo da Polícia Civil, Coronel Lioberto Ubirajara Caetano, Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Paulo César de Figueiredo, Comandante Geral da Polícia Militar, Dra. Lucilene Pedrosa Gottardo, Diretora da Academia de Polícia Civil e demais autoridades, diretores e peritos da Polícia Civil.

O Curso Técnico-Profissional será desenvolvido em regime integral e terá duração de quatro meses. Ao longo desse período formará 32 (trinta e dois) médicos legistas e ainda três agentes de Polícia Civil e um perito criminal.

O Diretor Geral da Polícia Civil agradeceu todo o emprenho da Secretaria de Segurança para a realização desta fase do processo seletivo e desejou à todos os alunos sucesso na academia, que ao final do curso todos sejam contratados e encaminhados ás suas cidades de lotação.

O Secretário Marcelo Bessa informou que este curso de formação, que inicialmente seria apenas para médicos legistas também formará candidatos de outros cargos do concurso passado que obtiveram o direito de participar do certame através de liminares judiciais. Todos são bem vindos, estão agora convocados para realizar o curso de formação e são profissionais ansiosamente aguardados para compor o quadro de servidores da Polícia Civil.

Marco Antônio Faria, Secretário Chefe da Casa Civil falou da necessidade urgente do Estado de ter médicos legistas para dar suporte aos trabalhos das unidades de Polícia Civil do interior, desejou a todos um proveitoso aprendizado, que vençam todas as dificuldades que encontrarem, pois o mérito de suas nomeações será atribuído a cada um ao final.

A Delegada de Polícia Lucilene Gottardo, Diretora da ACADEPOL recebeu os alunos com respeito e alegria e desejou a todos um excelente curso.

Fonte: ASCOM/PCRO