CampanhaA Campanha “Fique Atento”, do Governo de Rondônia, desenvolvida pelo Comando Geral da Polícia Militar (CGPM/RO) tem o objetivo de coibir, neste período de final de ano e carnaval, as ações de criminosos. Para isso a Polícia Militar usará a informação para chamar a atenção dos rondonienses. “São procedimentos básicos, mas somente a prática e atenção das pessoas é que surtirá o efeito desejado”, enfatiza o chefe do Centro de Comunicação Social da Polícia Militar (Cecons), coronel Carlos Roberto Santos.
A Campanha é realizada em todo o Estado e se estende até 21 de fevereiro, mês de carnaval, outro momento de cuidado, alerta a Polícia Militar. “Período de festas é sempre mais complicado, é quando a criminalidade aumenta e o descuido das pessoas com a segurança também”, lembra o coronel.
Na tarde desta terça-feira (18), os policiais deixaram o Comando Geral para se aproximarem e orientarem a população. As armas de fogo usadas no dia a dia foram postas de lado e a munição para essa ação foi à informação por meio dos panfletos que apresentam as dicas de segurança necessárias. No total são 39 informes onde os moradores de Rondônia e visitantes podem se atentar para os procedimentos a serem tomados em caso de qualquer ato que infrinja a lei causada por bandidos ou aproveitadores. 
A primeira parada das visitas aconteceu no Aeroporto Internacional Governador Jorge Teixeira. As pessoas que estavam no saguão, na área de alimentação e lojas, foram abordadas pelos policiais e informadas do procedimento. A vendedora Adriana Menezes foi uma dessas pessoas. O repasse das informações fez com que a funcionária lembrasse um episódio em que um desconhecido a seguiu no bairro São Francisco na Zona Leste de Porto Velho. “Vendo essas informações me dou conta que fiz justamente tudo certo. Procurei um local seguro com muitas pessoas”, recorda Adriana.
A turista Edileusa Alexandre que tinha acabado de desembarcar em Porto Velho vinda da cidade de Campinas, interior de São Paulo, estava acompanhada do marido e os dois filhos. Enquanto esperava o taxi para seguir até a casa de parentes, Edileusa fez o que o folheto informa a seção “ao andar nas ruas” e manteve atenção redobrada. “Quanto mais estivemos atentos às normas de segurança, menos será o risco de cairmos nas mãos de qualquer marginal”, conta.
Após a ação no aeroporto, a equipe da Polícia Militar se deslocou para a Rodoviária de Porto Velho, local em que todos os dias chegam a transitar mais de três mil pessoas de vinda de todos os cantos do Estado e do país. “Com esse informativo queremos com que as pessoas tenham consciência dos atos ilícitos que podem ocorrer neste período de final de ano”, informa o chefe do Centro de Comunicação Social da PM. Ele destaca que o manual está sendo distribuído em todos os 52 municípios para disseminar as dicas do panfleto, que, dentre outras coisas, instruem as pessoas a como se portar durante um assalto, evitando o confronto com o bandido.
O marceneiro Antônio Clemente, vindo de São Miguel do Guaporé, interior do Estado, desembarcou no terminal. Ao receber e conferir as informações, ele afirma: “vou ficar mais atento quando estiver dentro de um ônibus”. O marceneiro ainda seguiria viagem para o distrito de União Bandeirante.
Da rodoviária os policiais partiram para a Avenida 7 de Setembro, área comercial de Porto Velho e concentração das principais agencias bancárias. Quem passava pelo local era abordado e informado do objetivo da operação. José Aparecido, gerente de loja, parabenizou o trabalho desempenhado pela Polícia Militar. “É motivo de tranqüilidade para nós que trabalhamos no comércio ver um policial na rua”, declara.
Outras dicas, divulgadas através do Manual da Polícia Militar, que está à disposição em todos os batalhões, também levam em consideração os risco de acidentes de trânsito por distração ou por imprudência dos motoristas e ainda cuidados na hora de sair de férias e deixar a casa fechada e a volta as aulas. Em qualquer desses atos a Polícia Militar recomenda ligar para o número 190. O coronel Carlos Roberto Santos orienta as pessoas para os cuidados neste final de ano também por conta do pagamento do 13º salário. “Pratique o que está no panfleto e tudo dará certo”, acrescenta.

Fique Atento

A campanha “Fique Atento” envolve todas as esferas do poder público, além de divulgação nos meios de comunicação, panfletos e cartazes estão sendo colados e distribuídos em locais estratégicos. A ação é coordenada pelo Departamento de Comunicação Social (Decom) em parceria com o Centro de Comunicação Social da Polícia Militar (Cecoms/PM). A Campanha se estenderá até o dia 21 de fevereiro. Para mais informações acesse o site: http://www.pm.ro.gov.br

Texto: Emerson Barbosa – Decom
Fotos: SD PM Passarello – Cecoms/PMRO
Fonte: DECOM