Os números divulgados pelo Núcleo de Estatística da Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), demonstram que o número de homicídios e latrocínios no estado de Rondônia tem reduzido, consideravelmente e de forma gradativa, em termos percentuais, desde janeiro de 2011 até o mês de maio deste ano.

O fator preponderante para a diminuição desse tipo de delito foi à intensificação do patrulhamento ostensivo, com a retirada de armas ilegais das ruas e à investigação de crimes, identificação e prisão de autores. Destacamos ainda as operações integradas, envolvendo as polícias Militar e Civil, como fator de decréscimo do crime.
Dados estatísticos
No período de Janeiro à Dezembro de 2011, na capital e interior do Estado, foram contabilizados 427 casos de homicídios, 123 a menos comparado ao ano de 2010, uma redução de 22%. De Janeiro a Maio de 2012, só na capital do Estado, registrou-se 50 homicídios, 17 a menos em relação ao mesmo período de 2011, uma redução de 25%. No interior do Estado os crimes de homicídios tiveram um pequeno crescimento igual a 6%, com nove casos a mais nos cinco primeiros meses deste ano se comparado com o mesmo período do ano passado. Tal quadro tem relação com a ocorrência de homicídios, acima da média, na região do Vale do Jamari, mais especificamente em Buritis, no mês de abril/2012, cujo número chegou a 17.
“O aumento do índice de violência na região do Vale do Jamari teve relação direta com a saída da Força Nacional da região, em razão da crise instalada nas usinas Hidrelétricas de Rondônia, para onde o efetivo policial teve que ser remanejado”, disse o secretário de Segurança, Marcelo Bessa.
A Sesdec através das Polícias Militar e Civil, com apoio da Força Nacional de Segurança Pública e em parceria com o Exército Brasileiro, tem realizado e mantido operações constantes na região, fator que tem sido preponderante na redução desse tipo de delito. O mês de maio registrou uma queda de 50% dos homicídios na região, comparativamente com o mês de abril do corrente ano.
Os crimes de latrocínio também tiveram uma redução perceptível e significativa no Estado de Rondônia. Estudos mostram redução de 75% nos cinco primeiros meses do ano de 2012, comparado ao mesmo período de 2011.
De acordo com o secretário, Marcelo Bessa, os resultados demonstrados são consequência da política de segurança pública adotada pelo Governo do Estado que se deve, basicamente, a investimentos em prevenção e medidas repressivas. Investimentos em tecnologia, aumento de efetivo, treinamento e valorização policial, compra de novos e modernos equipamentos são ingredientes necessários para combater o crime. “O governo vem fazendo isso e fará muito mais pelo Estado de Rondônia. Já está em andamento o processo para licitação da construção do edifício sede da Polícia Civil, construção de Unidade Integrada de Segurança Pública – Unisp, além da inauguração da nova Central de Polícia.”, finalizou Bessa destacando a abertura de concursos públicos para os próximos anos.
Fonte: rondoniaovivo.com